Confira as principais dicas para reduzir o seu custo com Frete

523
Confira as principais dicas para reduzir o seu custo com Frete

Dicas para reduzir o custo de frete da sua empresa

 

O custo de frete é uma das maiores preocupações de qualquer gestor logístico na execução de suas atividades.

 

Isso acontece, em geral, pelo frete ser uma variável importante e que não oferece muitas alternativas, por isso a redução deve ser encontrada por meio de outros aspectos.

 

No texto de hoje vamos disponibilizar algumas dicas que podem ajudar a redução do custo de frete da sua empresa, além de tornar a operação mais eficiente.

 

Quer saber quais são elas? Então continue com a leitura e confira:

 

CONSOLIDAÇÃO DE ENVIOS

Quando se fecham contratos para prestação de serviço de entregas com transportadora, é possível determinar e negociar separadamente o custo de cada etapa do transporte.

 

Você pode dividir o valor com base nas seguintes distinções:

 

  • Coleta
  • Frete peso (custo do traslado até a base ou o centro de distribuição do destino)
  • Entrega
  • Impostos

Desses quatro aspectos, apenas os impostos não podem ser negociados, porém a coleta, o frete peso e a entrega, sim.

 

Partindo da premissa de que você gera um volume diário de cargas razoável, é de interesse do parceiro logístico fechar o negócio. Como há coleta diária e o custo é insignificante ao ser dissolvido na quantidade de entregas, veja a possibilidade de obter a isenção desse custo.

 

Já no frete peso, você pode sair ganhando ao consolidar o máximo de carga possível a ser enviada no mesmo dia, pois assim reduz o custo de coleta do transportador e pode negociar melhores descontos.

 

Na entrega, é bastante complicado, a depender da localidade, mas você pode reunir todas as propostas apresentadas pelos transportadores e identificar a que tenha o menor custo. Feche nesse valor ou abaixo dele, desde que seja viável para o tipo de produto.

 

AUXÍLIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Ao utilizar softwares atualizados para gerir a logística da sua empresa, você economiza tempo com análises demoradas e obtém diversos relatórios que podem ajudar a medir a eficiência da operação.

 

Também é possível corrigir eventuais falhas, identificar se quem está errando é você ou a transportadora e poder agir diretamente no foco do problema.

 

ESTABELEÇA PARCERIAS COM EMPRESAS DE LOGÍSTICA

Buscar parceiros para a realização da entrega dos seus produtos é uma boa saída para economizar.

 

Os parceiros costumam oferecer excelentes descontos e, até mesmo, melhores condições de pagamento.

 

Além disso, ao negociar com uma transportadora e centralizar grande parte desse serviço nas mãos de terceiros, grandes chances de você conseguir aumentar o seu volume de entrega e reduzir o prazo.

 

Busque opções de transportes específicas para certas localidades, que muitas vezes saem mais baratas que as dos Correios.

 

MAPEIE A LOCALIDADE DOS CLIENTES

O mapeamento dos clientes fornece diversas informações que podem ser utilizadas para aprimorar atividades como planejamento ideal da rota, estimativas de rotas de entregas e programação das janelas de entrega.

 

Essa é uma oportunidade de desenvolver serviços cada vez mais qualificados, o que possibilita a redução de custo.

 

A roteirização do trajeto, por exemplo, representa uma fonte de economia, visto que sua criação pode ser parametrizada para criar rotas que necessitam de menos gastos com combustível.

 

Também é possível aumentar e otimizar o número de entregas por veículo. Como consequência, o gestor obtém a utilização racional dos recursos e o aumento da produtividade.

 

Além disso, é importante destacar o aumento da segurança da operação logística com os equipamentos de monitoramento veicular.

 

Afinal, essa é uma necessidade das empresas que atuam com a distribuição de mercadorias pelo transporte rodoviário.

 

QUALIFIQUE A EQUIPE LOGÍSTICA

É fundamental considerar o elemento humano na operação de transportes para que a empresa seja bem-sucedida.

 

Nesse sentido, é preciso reconhecer a importância de profissionais qualificados e treinados para exercer as suas atividades buscando melhores resultados.

 

Portanto, a disseminação de informação e conhecimento deve ser uma das missões do gestor para garantir que a sua equipe esteja a altura dos desafios.

 

Diariamente a equipe deve ser capaz de fornecer soluções eficientes de problemas e atuar com flexibilidade para economizar no frete e outros recursos.

 

Essa medida deve começar com os motoristas da frota até o pessoal da área administrativa, para que a cadeia de suprimentos possa ser gerenciada com foco na otimização dos processos.

 

Assim, cursos práticos e treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades gerenciais são essenciais para incentivar a equipe.

 

ADOTE O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

Uma atividade complexa como a movimentação de mercadorias não pode ser executada sem o devido planejamento de cada uma das suas etapas.

 

O propósito é evitar erros, antecipar potenciais obstáculos e implementar soluções com agilidade.

 

Isso faz com que a sua empresa esteja preparada para lidar com os desafios desse processo e atender aos clientes com qualidade.

 

Esse é fator de diferenciação com relação à concorrência que ajuda a conquistar novas oportunidades de negócio.

 

Por isso, a nossa recomendação é valorizar a criação de planos e contingências para garantir o sucesso da atividade logística.

 

O sucesso da área logística tem impacto direto no crescimento e na eficiência do setor industrial.

 

Devido ao seu valor estratégico, os gestores devem estar conscientes das particularidades dessa ferramenta para economizar no frete e reduzir falhas no processo.

 

Além disso, a tecnologia representa uma vantagem que não pode ser deixada de lado devido a sua capacidade de aumentar a qualidade do trabalho.

54321
(0 votes. Average 0 of 5)