Desafios e vantagens de oferecer o serviço de entrega expressa

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Desafios e vantagens de oferecer o serviço de entrega expressa

Atualmente, os serviços de entrega expressa compõem uma parcela importante das categorias de distribuição de mercadorias. Sua principal aplicação reside no e-commerce — ou comércio eletrônico, em português. As empresas buscam acrescentar eficiência aos seus processos para atender à demanda dos clientes e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Tal vantagem competitiva é construída com base no amplo alcance e na flexibilidade do transporte rodoviário para viabilizar as entregas de natureza expressa. Para permanecer competitivo no segmento logístico é preciso encontrar formas de tornar a operação mais econômica, ágil e qualificada.

Os custos e o prazo de entrega são elementos fundamentais para o atendimento dos pedidos no tempo certo e no local certo. Por isso, se você está interessado em agregar valor aos seus serviços, então este é o momento de considerar as vantagens da carga expressa.

O que é a entrega expressa?

Esse tipo de operação também é chamado de porta a porta, na qual o ponto de partida é o local de coleta, seja ele o fabricante ou o centro de distribuição, até o destino na localidade do cliente. Isso quer dizer que uma encomenda classificada como expressa tem preferência sobre as demais e, para garantir o cumprimento do prazo estipulado, pode-se utilizar o modal aéreo e rodoviário.

Os prazos oferecidos podem variar conforme a distância, ou seja, quanto mais próximo do local de origem, menor é o prazo oferecido. Isso quer dizer que alguns pedidos podem ser entregues em até 24 horas. Já outras solicitações têm o seu período de deslocamento estendido entre três e cinco dias.

Nesse cenário, a internet também é utilizada para viabilizar a comunicação entre clientes e fornecedores, propiciando a consulta do status de entrega e a previsão de chegada em tempo real.

Qual a sua importância para o comércio eletrônico?

Com o advento das vendas pela internet, surgiu a necessidade de aumentar a abrangência das entregas para atender ao aumento do número de clientes. Entre as alternativas mais utilizadas, especialmente por pequenas empresas, estão os serviços oferecidos pelos Correios.

Contudo, a entrega dos pedidos está sujeita a atrasos, avarias e extravio. Para contornar esse desafio, a contratação de uma empresa especializada em serviços de entrega se faz necessária. Em geral, são cargas fracionadas de pequeno volume e alto valor agregado que circulam diariamente nas estradas brasileiras.

A evolução natural desse processo propôs a instituição de entregas mais rápidas, chamadas expressas. Transportar quantidades cada vez maiores para localidades cada vez mais distantes é um dos aspectos que moldou os serviços de transporte que primam principalmente pela agilidade. Com isso, os clientes podem optar pela forma de entrega que for mais conveniente e acessível financeiramente.

Quais são as vantagens da entrega expressa?
Para as empresas

Terceirização é uma das tendências mais importantes dentro da gestão de uma empresa. No caso dos serviços de transporte, os principais benefícios são:

  • minimiza o risco de perdas;
  • reduz custos operacionais;
  • maior satisfação dos clientes;
  • agrega valor aos serviços de frete;
  • possibilita avaliação do desempenho da empresa terceirizada.
Para os clientes

Manter os clientes satisfeitos exige o desenvolvimento de serviços vantajosos e que ofereçam:

  • confiabilidade nas entregas;
  • amplo alcance de distribuição;
  • redução dos prazos de entrega;
  • flexibilidade na prestação de serviços;
  • possibilidade de rastrear as encomendas.
Como oferecer esse serviço?

Um dos principais motivos se refere aos custos necessários para manter uma frota e a infraestrutura de distribuição. Sendo assim, o empreendedor pode optar por transferir a atividade de movimentação de cargas e passa a gerenciar e avaliar a execução das tarefas.

A decisão de adotar a terceirização dos serviços logísticos deve ser substanciada pela análise de informações sobre o mercado, os preços praticados e a capacidade de atendimento.

Como essa é uma etapa de grande responsabilidade e essencial para o resultado final, é necessário contar com agentes especializados. A entrega em todo o território nacional, a utilização de modais diversificados e o funcionamento de centros de distribuição devem ser considerados no momento da escolha.

Além disso, o controle de estoque, capacidade de armazenagem e gestão da frota são competências que devem estar presentes na operação.

Sob o ponto de vista da empresa contratante, não justifica investir em uma frota própria quando existem empresas com a expertise requerida no mercado. Mesmo as pequenas empresas de comércio eletrônico optam por firmar parcerias com transportadoras terceirizadas.

A maioria das empresas oferece o frete convencional e a opção de receber os produtos adquiridos por meio da entrega expressa. Os preços são distintos e variam conforme a localidade do destinatário.

Nessa etapa, o cliente considera o fator tempo em relação ao custo e pondera sobre o nível de urgência para o recebimento da mercadoria. Em muitos casos, essa necessidade é explicada por produtos que requerem aplicação imediata.

Peças para a realização de reparos em equipamentos, documentos importantes e pedidos comprados para datas específicas são situações comuns que demandam entregas com agilidade.

Para expandir esse tipo de serviço, é importante contar com múltiplos operadores logísticos por região garantindo, assim, maior cobertura para as remessas.

Quais são as tendências deste mercado?

Embora seja bastante comum no comércio eletrônico, esse serviço não deve ser considerado restrito a esse segmento. Há empresas do setor bancário que empregam operadores logísticos especializados com o intuito de acelerar a distribuição de cartões e documentos aos seus clientes.

A Amazon, uma das maiores empresas de varejo, é adepta de criar novas soluções para diminuir a distância entre vendedores e clientes. Como resultado de investimentos em pesquisa e desenvolvimento nessa área, a varejista é capaz de oferecer entregas no mesmo dia para determinadas regiões.

O mercado de importação e exportação de cargas também tem interesse em melhorar o seu desempenho e busca formas de acelerar a movimentação internacional de mercadorias. Os trâmites fiscais e as fiscalizações exigidas para a liberação de cargas geram impasses que têm o potencial de causar atrasos e reclamações por parte dos clientes.

Os resultados positivos e as melhorias obtidas foram responsáveis pela expansão dos serviços de entrega expressa. O desenvolvimento de estratégias diferenciadas é capaz de contribuir para o crescimento da sua empresa e para a conquista de novos clientes.

Fonte: BSoft

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