Dicas para fazer carga e descarga com eficiência e qualidade

54
Dicas para fazer carga e descarga com eficiência e qualidade
1. Planeje o processo de embarque e desembarque com antecedência

Atualmente, todos os processos logísticos podem ser integrados. E isso é ótimo! Afinal, garante a disponibilidade de informação sobre o momento da coleta com precisão. Para facilitar ainda mais a rotina da equipe, mantenha a carga a ser enviada em um local separado. Dessa forma, você vai evitar erros nos pedidos e ainda permitirá que as mercadorias possam ser inspecionadas antes do início da viagem.

Outro ponto importante: equipamentos! Também com antecedência, programe-se em relação às peças necessárias para mover a carga até o caminhão. As embalagens de pequena dimensão, por exemplo, podem ser manuseadas pela equipe de armazém, desde que não haja sobrecarga por esforço físico.

Por outro lado, se os produtos estão consolidados em volumes maiores ou estão acomodados em paletes, o ideal é utilizar carrinhos ou até mesmo a empilhadeira para uma movimentação segura.

2. Cargas perigosas? Redobre o cuidado!

Primeira coisa: você sabe o que é um carga perigosa? As cargas perigosas são aquelas que representam riscos à saúde das pessoas, ao meio ambiente ou à segurança pública, sejam eles encontrados na natureza ou produzidos. Alguns exemplos são:

  • Gás natural;
  • Petróleo;
  • Explosivos;
  • Sólidos inflamáveis;
  • Materiais corrosivos.

Bom, como o nome já diz, essa carga demanda alguns cuidados especiais no transporte porque é considerada mais sensível que as demais. Esses cuidados têm a ver com o manuseio e o transporte com objetivo de evitar:

  • Possibilidade de acidentes;
  • Impacto no tráfego de veículos;
  • Danos potenciais ao meio ambiente;
  • Explosões e incêndios.

É importante ficar atento a todos os procedimentos relacionados ao transporte de cargas perigosas, além de treinar de todos os profissionais envolvidos no procedimento para aumentar a segurança.

3. Identifique o tipo de veículo a ser utilizado

Cada tipo de carregamento conta com veículos que melhor se adequam ao tipo de mercadoria a ser transportada. Por conta disso, a frota utilizada deve refletir as demandas dos produtos a serem carregados, além de estarem de acordo como os parâmetros para o embarque e desembarque dos produtos com segurança.

É importante também ficar atento a distribuição do peso para não sobrecarregar um dos eixos e, assim, acabar comprometendo o equilíbrio do veículo. Essa é uma situação que pode causar acidentes por falta de controle, principalmente em curvas.

4. Invista em treinamentos para a equipe

Qualquer erro no processo pode prejudicar gravemente a integridade física dos colaboradores. Por isso, é mais do que necessário que os funcionários tenham conhecimento sobre os equipamentos de proteção individual a ser utilizados em caso de acidente, além de terem acesso à conhecimento atualizado sobre o tema.

Além disso, as formas de carga e descarga podem ser diferentes de acordo com o tipo de mercadoria e modalidade de veículo utilizado no transporte. Só para você ter uma noção: em caminhões com a carroceria aberta, há necessidade de cobrir os materiais com lona e adotar a sua amarração para evitar a sua movimentação durante o trajeto.

5. Esteja atualizado sobre as restrições do trânsito

Se por um lado há um crescimento constante da frota de carros; por outro, há limitação dos locais de estacionamento. O que tem deixado o trânsito caótico, principalmente nas metrópoles. Em uma tentativa de corrigir essa situação, as cidades têm adotado medidas para restringir o estacionamento de caminhões e veículos de grande porte.

Essa legislação afeta o processo de transportes! Afinal, a movimentação da carga e o seu desembarque deve ocorrer somente em horários pré-determinados. Isso é um desafio para o gestor logístico, que deve planejar a sua operação e programar as entregas considerando as janelas de tempo regulamentadas. Portanto, fique sempre atento! Essas restrições podem variar ainda de cidade para cidade.

Além disso, existem, hoje em dia, algumas tecnologias super interessantes com objetivo de facilitar o controle e a gestão da carga e descarga de mercadorias. Aproveite a conectividade para tornar o dia a dia da sua empresa mais eficiente e inteligente!

Fonte: TruckPad

54321
(0 votes. Average 0 of 5)