Melhores práticas para otimizar suas entregas

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Melhores práticas para otimizar suas entregas

Otimizar a logística de entrega é um esforço que deve fazer parte da estratégia de todos os Gestores que busquem alavancar os resultados organizacionais.

 

Cumprir os prazos de entrega, talvez, seja o fator de maior importância para as empresas que vendem para as indústrias, pois o atraso das entregas pode comprometer a imagem de seu negócio, e em alguns casos, o cliente pode até mesmo cancelar seu pedido ou ter a produção comprometida.

 

Pensando nisso, continue a leitura e conheça as melhores práticas para otimizar as suas entregas:

 

  1. PLANEJAMENTO DE COMPRAS

O primeiro passo para garantir uma gestão logística eficiente e ter um bom planejamento de compras, ou seja, realizar previsões de venda e giro de estoque, bem como um calendário para enviar pedidos e receber mercadorias.

 

É ideal é usar dados como o histórico de vendas e as tendências atuais para estabelecer o total de compra para cada item do mix e cada distribuidor. Dessa forma, as chances de faltar ou sobrar itens é minimizada, bem como todos os custos que estas situações geram.

 

Além disso, o calendário ajuda a definir quais atividades são realizadas para que a entrega de produtos ocorra de forma eficiente. Entre eles, a organização do ambiente de estocagem e presença de profissionais para conferir e manusear as mercadorias

 

  1. INVISTA EM TECNOLOGIA

Um software de gestão logístico permite que os profissionais tenham acesso facilitado à informações de todo o processo logístico, inclusive dos pedidos realizados em cada fornecedor. Dessa forma, a etapa de conferência é mais rápido e eficiente.

 

Além disso, essa ferramenta permite que muitas atividades sejam automatizadas. No caso das entregas, ao confirmar o recebimento dos produtos, eles são automaticamente incluídos no estoque da empresa, sem a necessidade de que um profissional faça isso de forma manual.

 

  1. CUIDADO AO MANUSEAR MERCADORIAS

O manuseio incorreto das mercadorias no momento de entrega de produtos pode levar a perdas e danificações dos itens. Por isso, é fundamental que materiais, equipamentos e ferramentas adequadas sejam utilizadas nesse processo.

 

Além disso, é importante que os profissionais responsáveis sejam treinados para realizar essa atividade sem problemas, evitando qualquer erro que comprometa os produtos da empresa, bem como seu desempenho.

 

  1. ESTABELECER PROCESSOS

Outra prática importante para que a entrega de produtos seja feita de forma eficiente é ter de forma clara como esse processo deve acontecer, ou seja, quais as responsabilidades que os profissionais envolvidos apresentam. Isso inclui itens, como:

 

  • Conferir o pedido;
  • Avaliar a qualidade da mercadoria;
  • Armazenar os produtos;
  • Atualizar o sistema de estoque.

Assim, todo o processo ocorre dentro das regras e normas da empresa. Essa prática é importante para todas as atividades da gestão logística, garantindo que as ocorrências de erros e problemas sejam menores.

 

  1. OFEREÇA TREINAMENTOS

Para que os profissionais tenham conhecimento das boas práticas e regras da empresa, é fundamental ter um bom processo de treinamento. O ideal é que todo novo colaborador passe por um inicial que apresenta itens, como:

 

  • Missão, visão e valores do negócio;
  • Objetivos e metas da área;
  • Processos, regras e boas práticas;
  • Responsabilidades e funções do cargo;
  • Profissionais a quem reportam;
  • Formas de avaliação.

Além de um treinamento inicial, é indicado que os profissionais passem por novos momentos de capacitação para se manterem instruídos e conhecerem novos processos, atividades ou equipamentos adotados.

 

  1. PARCEIROS DE CONFIANÇA

Outra prática importante para garantir que a entrega de produtos seja feita de forma correta é estabelecer parcerias de confiança, ou seja, contar com fornecedores de qualidade.

 

Dessa forma, mesmo em casos que a empresa não tenha alguém para conferir a compra, as chances de problemas são menores.

 

Para isso, busque por fornecedores com diferencial de mercado, experiência e boa reputação. Uma forma de conferir sua qualidade é conversando com outras empresas que já foram, ou ainda são, clientes do negócio. Além disso, buscas na internet sempre contribuem.

 

PORTANTO

Fica evidente que a entrega de produtos é um processo fundamental para a gestão logística, por isso, é importante garantir que ela aconteça de forma otimizada para não ter problemas que comprometem o desempenho da empresa.

 

Para isso, indicamos que siga a dicas apresentadas no artigo.

 

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