Saiba como gerenciar riscos com fretes

1080
Saiba como gerenciar riscos com fretes

O setor de transportes podem envolver riscos que devem ser analisados com cuidado para que todas as indústrias trabalhem em ações que visam reduzir esses riscos, tornando o trabalho das transportadoras algo mais eficiente e seguro. A gestão de riscos é algo que deve ser analisado com cuidado pelos setores responsáveis, visando a diminuição falhas e ações que possam ser aplicadas de forma contínua e eficaz.

Quando falam na possibilidade de aplicar uma gestão de risco de qualidade em transportadoras aleatórias, é necessário enumerar todos os possíveis riscos que influenciam na dinâmica de entrega de mercadorias e até mesmo no dia a dia das transportadoras. Entre os riscos mais comuns encontram-se a perda ou extravio de mercadorias, atrasos e problemas de entrega e até mesmo por conta de acidentes e sinistros.

Já a gestão do frete que é o mais comum em transportadoras que a relacionam com a gestão de risco, possibilita o cálculo ou simulações precisas do custo do transporte a ser realizado com determinada mercadoria. Com isso, ocorre a necessidade de aplicar uma gestão de risco de qualidade a partir da análise de frete, pois a partir disso saberá qual o melhor percurso a ser feito e assim em diante, determinando que cada situação deve ter um tratamento diferente.

Gerenciando os Riscos

Gerenciar riscos é uma forma de criar um grupo de ações estratégicas que possam prever riscos ligados a determinada atividade, que neste caso é o transporte de mercadorias. Com o gerenciamento de riscos, a empresa pode atuar de maneira eficaz e preventiva, criando alternativas que possam ser utilizadas em situações que possam aplicar algum risco para a transportadora.

No caso, esse gerenciamento de risco ocorre como uma maneira de erradicar possíveis perdas e de maneira alguma é colocado em ação com o objetivo único de detectar e controlar os riscos. Pelo contrário, a ideia de criar a gestão de risco é para criar alternativas que possam ser utilizadas em um ambiente de melhorias, sendo que esse processo é algo contínuo.

Gerenciar riscos com frete

O gerenciamento de riscos com base frete ocorre de maneira distinta, sendo que cada tratamento de risco deve ser tratado de forma diferente. Por exemplo, no caso de uma entrega na cidade do Rio de Janeiro será realizado o frete a partir do local onde a mercadoria deverá ser entregue. Com base nisso é realizado o gerenciamento de risco, onde aplicam estratégias que buscam evitar situações que possam indicar algum risco para a entrega da mercadoria.

Neste caso o frete traçado pode ajudar diretamente a gerenciar o risco, pois ele está relacionado a uma escolha e não a um acaso qualquer. Antes de tudo é preciso traçar possibilidades, como possível roubo de cargas, desperdício de produtos, quebra ou dano a produtos, prazo de validade vencido, acidentes com o caminhão e assim em diante. A partir disso ocorre a necessidade realizar estratégias para aquele frete que possibilitam reduzir impactos, ou seja diminuir de forma considerável os riscos.

Fonte: Sontra

54321
(0 votes. Average 0 of 5)